Quando me casei, meu marido disse que estava boquiaberto pois nunca tinha visto as roupas dele durarem tanto sem ficar desbotadas, com bolinhas ou mesmo com cara de muito velhas - com pouco tempo de uso.
Comecei a observar como a funcionária dele lavava as roupas, ou seja, sem o menor conhecimento: lavava as roupas junto com as toalhas, colocava quantidades absurdas de sabão e amaciante e assim por diante.
Acabei quase que fazendo uma formação acadêmica na arte de lavar roupa.
Brincadeiras à parte, mas sem mais delongas, vou colocar algumas dicas simples mas que podem salvar muitas roupas.
- Colocar peças de tecidos semelhantes preferencialmente para serem lavadas juntas. Isso é ainda mais importante do que não misturar as cores das roupas:
toalhas de banho com roupa de cama e meias junto pode;
tecidos pesados como as toalhas, calças jeans, etc servem como uma espécie de "lixa"na hora de lavar roupa - elas são as principais causadoras das famigeradas "bolinhas";
sabe por que existem peças que são chamadas de "delicadas"? Porque é melhor evitar colocá-las na máquina com as peças que são mais para o efeito "lixa";
peças que soltam fiapos como lã, moletom e qualquer coisa apeluciada devem ser colocadas naqueles saquinhos próprios para máquina de lavar - eles evitam que os fiapos fiquem soltos e grudando em tudo nas outras peças que estão na máquina.
- Panos de limpeza - é melhor evitar de colocar na máquina pois os produtos que acabam ficando neles pode causar manchas nas peças da próxima maquinada e eles soltam muito fiapinho - que também grudam nas outras peças e fazem as "bolinhas".
- Água quente só é boa para lavar peças como toalha de banho e roupa de cama.
- Sabão em pó ou líquido? Depende da sua máquina. A minha é com tampa frontal e não é aconselhável sabão líquido para o modelo dela. Até aí ok, mas não coloque muito sabão pois ele acaba com as roupas. Use no máximo a quantidade máxima indicada na embalagem.
- O mesmo vale para o amaciante, mas já ouvi técnicos de máquinas dizerem que ele é ainda pior para as roupas pois laceiam e danificam as fibras.
- Agora, a dica de ouro: para as cores não desbotarem, coloque meio copo de vinagre de álcool em todas as maquinadas que você fizer. O vinagre é barato e ajuda a manter as cores das roupas.
- Um ótimo bactericida para as roupas que você também pode usar em todas as lavagens é... vinagre de álcool!
- Para tirar o cheiro de suor e outros odores das roupas, adivinhem? Isso mesmo, vinagre de álcool!
Gente, essas dicas são minhas mesmo, não copiei esse texto de lugar algum e fiquem à vontade para postar. Só não esqueçam de citar a fonte, ok? (Letícia Mazarotto, da Companhia do Uniforme)
Liquid error (templates/article line 38): Could not find asset snippets/relatedblogs.liquid