Carrinho 0

Como higienizar as roupas corretamente durante a pandemia

coronavírus covid19 dicas

companhia do uniforme no combate ao coronavírus

Apesar de não existirem estudos conclusivos de quanto tempo o agente da Covid-19 pode permanecer ativo em diferentes tipos de tecidos, infectologistas indicam que patógenos em geral costumam permanecer ativos em média entre 72 e 96 horas, em panos.

Caso haja suspeita de que algum membro da família esteja contaminado, tanto as vestimentas, como as roupas de cama devem ser lavadas separadamente das demais peças da casa.

companhia do uniforme no combate ao coronavírus

Mesmo que possam aparentar estar limpos, as roupas devem passar pelo processo de higienização. É ainda na entrada de casa que devemos ensacar a roupa e não jogá-la no cesto com as demais peças para lavar. Elas não devem ser sacudidas em hipótese alguma, pois isso pode espalhar as partículas do vírus pelo ar caso o tecido esteja contaminado.

Porém, as roupas de cama e toalhas de banho devem ser lavadas separadas das demais.

Justamente por não existir ainda dados completos sobre o comportamento do novo coronavírus, a recomendação oficial da Sociedade Brasileira de Infectologia, quando se trata de higienização de tecidos, é que as roupas sejam lavadas com detergente próprio para esta limpeza ou ensacadas, caso não possam ser lavadas imediatamente.

Companhia do Uniforme no combate ao coronavírus
Após o manuseio dessas peças e do saco plástico usado, a recomendação da entidade médica é para que as mãos sejam lavadas com água e sabão ou álcool em gel.

Coronavírus resiste horas e até dias em algumas superfícies da sua casa
O diretor da Mr.Jeff, uma rede multinacional de lavanderias delivery, Eloi Gómez, explica que procedimentos extras para higienização de tecidos, afim de evitar a contaminação por doenças infecciosas, podem ser adotadas também como medidas preventivas durante a pandemia de Covid-19.

Uma dessas medidas é garantir que a ação desinfectante do sabão aja em todos os pedaços do tecido.

Companhia do Uniforme no combate ao coronavírus

Quando se trata de organismos (vírus, fungos ou bactéria) que causam infecções na pele, em vias respiratórias ou atacam a saúde, causando resfriados e gripe, a maioria deles sobrevive ao ciclo de lavagem. Por isso, é importante usar ciclos especiais de lavagem e secagem como são os procedimentos feitos pelas lavanderias.

Quem optar pela máquina de lavar, deve utilizar um pouco mais de sabão do que o habitual. Uma dica importante, é que não colocar muitas roupas ao mesmo tempo, pois é necessário que as peças tenham espaço para serem limpas de forma adequada durante o processo de lavagem.

É importante que as peças tenham espaço para mexer de forma adequada durante o processo de lavagem. Use mais sabão do que o habitual, pois ele retém melhor a sujeira e tem capacidade de remover qualquer resíduo.

Companhia do Uniforme no combate ao coronavírus

Outros importantes processos indicados, quando a etiqueta das roupas permite, são o uso de alvejantes, lavagem com água acima de 60°C ou uso de ferro bem quente para passar. No processo de secagem, a alta temperatura também ajuda a completar o processo de limpeza das roupas. Assim como o secador, no ato de passar a roupa, o ferro quente também é bastante útil para as roupas de algodão e roupas de cama.

O vírus é sensível à altas temperaturas e também à ação de detergentes. Embora desinfetantes a base de água sanitária, na concentração de 0,2% sejam o mais eficazes na destruição do vírus, qualquer produto que ataque às gorduras, comuns em vários produtos para lavagem de roupas, irá também atacar a gordura do envelope viral [do vírus] e promover sua inativação. 


Se a secagem for feita ao sol, aproveite as horas mais quentes e deixe as roupas expostas por ao menos duas horas. Também é preciso reforçar que após colocar as roupas na máquina, é necessário lavar bem as mãos e evitar encostá-las no rosto, antes da assepsia.

Companhia do Uniforme no combate ao coronavírus

As toalhas de banho devem ser individuais, em especial as de rosto, pois alguém pode ter usado antes de forma inadequada. Ou seja, expondo a toalha à áreas não lavadas adequadamente que porventura tenha partículas virais. A troca de lençóis e roupas de cama seja feita com maior frequência, visto que o vírus pode passar para os tecidos caso estejam em contato com pessoas infectadas.

Também é necessário ter cuidado com os calçados. Ao chegar na residência, limpe o solado dos mesmos antes de retirá-los. Deixe um pano úmido com água sanitária sempre à mão para essa finalidade. Deixe o calçado do lado de fora da casa ou em um cantinho reservado. Uma boa opção é ter um único par selecionado para sair de casa e um par para utilizar somente dentro de casa.

Logo após a lavar as roupas e sapatos, lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel e evitar contato ao rosto, de preferência nos olhos, nariz ou boca.

 

 

Liquid error: Could not find asset snippets/relatedblogs.liquid


Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods