Carrinho 0

Nomes Da Moda No Brasil

bebês gravidez nomes de bebês

Miguel e Alice foram os nomes de bebê mais escolhidos pelas famílias brasileiras, mostra o ranking do BabyCenter 2017. O ranking foi elaborado a partir de 362.800 nomes de bebês nascidos ao longo de 2017 e cadastrados na plataforma do site, com informações sobre a gravidez e o desenvolvimento da criança. É um levantamento detalhado e atualizado, a ferramenta ideal para quem está tentando decidir o nome de um filho e quer informações reais sobre quantos xarás ele terá (ou não) no futuro. O ranking mostrou que pais e mães brasileiros estão preferindo nomes simples, curtos e fortes, com um ar internacional, e que a inspiração religiosa segue forte nas tendências da moda em nomes de bebê.

Meninas: Alice, Helena, Heloísa e Lorena em alta

Alice é o nome feminino preferido para bebês desde 2015.

Helena, um nome clássico e forte, é cada vez mais amado, e em 2017 chegou ao terceiro lugar, atrás apenas de Sophia.

Ganhando força ao longo dos últimos anos, o nome Heloísa também se consolida, e em 2017 entrou na lista dos 10 nomes femininos mais usados, ocupando o 9º lugar. Lorena segue subindo, alcançando o 12º lugar, e deixando para trás nomes tradicionais, como Beatriz (16º).

Outros nomes que estão se tornando moda para meninas são: Eloá, Antonella, Liz, Maitê, Luna, Mirella, Ayla e Aurora.

Os cinco nomes de menina mais comuns são: Alice, Sophia, Helena, Valentina e Laura.

Meninos: sucesso de Miguel, Bernardo, Heitor, Lorenzo e Théo

Miguel foi em 2017, pelo sétimo ano seguido, o nome mais escolhido para bebês meninos. Alguns nomes muito badalados, porém, começam a demonstrar cansaço em sua forma individual, como Davi, Gabriel, Lucas e Felipe, todos em queda.

Reencarnações de nomes antigos vêm ganhando cada vez mais força. Bernardo, por exemplo, é um nome clássico que já alcançou o terceiro lugar entre os nomes masculinos mais usados. O forte Heitor chegou ao quarto lugar.

Os nomes internacionais Lorenzo, Théo e Enzo consolidaram-se entre os dez mais escolhidos para meninos.

Em alta também, mas menos comuns, estão Joaquim, Anthony, Gael e Calebe.

Os cinco nomes de menino mais usados no Brasil são: Miguel, Arthur, Bernardo, Heitor e Davi.

Enzo Gabriel e as tendências em nomes compostos

O ranking do BabyCenter, diferentemente do interessante projeto Nomes do Brasil, do IBGE, leva em consideração uma das grandes paixões das famílias brasileiras: os nomes compostos.

Assim, em vez de contar apenas os nomes como Maria, Ana e João, o BabyCenter considera o segundo nome também, já que a intenção das famílias é que uma Maria Luiza seja uma Maria Luiza, e não simplesmente uma Maria. Além disso, o nome Maria Luiza é bem diferente de Maria Eduarda ou Maria Clara.
Maria Luiza é, aliás, o nome composto de menina mais escolhido no Brasil. Mas em 2017, pela primeira vez, o nome duplo de menino mais usado não é João Pedro, e sim Enzo Gabriel.

Para meninas, pais e mães tendem a criar nomes compostos acrescentando apenas um prefixo Maria ou Ana aos nomes mais queridos, daí a subida em 2017 de Maria Alice, Maria Helena e até Maria Heloísa.

Já para os meninos a tendência é de acrescentar um nome de sucesso (como Miguel, Gabriel e Lucas) a outro nome, como complemento. Entre os 100 nomes masculinos mais usados em 2017, nada menos que 14 contêm de alguma forma os nomes Miguel ou Gabriel.

Os nomes compostos preferidos para meninos são Enzo Gabriel, João Miguel e Pedro Henrique. Já para meninas, são Maria Luiza, Maria Eduarda e Maria Clara.

Influências: religião, natureza, seriados e super-heróis

O ranking indicou ainda que estão ganhando força nomes que contenham em seu significado referências a Deus, como Eloá (Deus em hebraico), que entrou nos top 10 de meninas pela primeira vez, e Joaquim (estabelecido por Deus, em hebraico), que vem subindo há alguns anos e já é o 22º lugar.

O nome Maria Flor faz bastante sucesso por unir uma tendência mundial, a de nomes singelos relacionados à natureza, à moda dos nomes duplos começados com Maria, mais o fato de ser nome de bebê famoso, no caso a filha da atriz Deborah Secco.

Os cadastros também revelaram inspirações de filmes e séries com super-heróis, com nomes como Oliver e Thor, e de seriados como Game of Thrones, com bebês chamados Arya, Brienne, Khaleesi e Daenerys, além do aumento do uso de Yara.

Guerra dos sexos: versões masculinas dos nomes são as preferidas

Num levantamento inédito, o site também comparou o uso de nomes populares que têm ambas as versões, a feminina e a masculina, como Rafael e Rafaela.

Quem ganhou? As versões masculinas demonstram ser bem mais populares que as femininas. Assim, há bem mais Nicolas que Nicole e muito mais Eduardo que Eduarda e Antônio que Antônia.

Previsões para o futuro: Melindas e Teodoros

Filhos de celebridades muito queridas costumam ter o poder de inspirar pais e mães na escolha do nome do bebê, principalmente quando o nome é uma certa "novidade" mas ao mesmo tempo combina com as tendências atuais.

Os nomes dos filhos do casal Michel Teló e Tatá Fersoza, Melinda e Teodoro, devem frequentar muitas certidões de nascimento em 2018, como já acontece com o nome do filho de Neymar, Davi Lucca, e os três filhos do casal Angélica e Luciano Huck, Benício, Joaquim e até Eva.

Postagens Relacionadas

  • Será que é verme?
    Será que é verme?

    Parasitoses intestinais (1 a 3 anos) Parasitose intestinal é isso mesmo: um bichinho que resolve viver dentro da bar...

  • Voucher com 30%? Sim, nós temos!
    Voucher com 30%? Sim, nós temos!

    Basta curtir nossa página no Facebook (www.fb.com/lojaciadouniforme). Além de estar sempre por dentro dos nossos prin...

  • Produtos para aquecer o inverno
    Produtos para aquecer o inverno

    Chegou, chegou!!!! Além dos clássicos produtos que você já conhece da Companhia do Uniforme (blusinhas de lã, blusas ...



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados